• PEW PEW PEW

    I think I'm turning japanese


    "Turning Japanese" é uma das canções mais famosas do The Vapors, sendo lançada como single no comecinho de 1980, promovendo a estreia do maravilhoso álbum New Clear Days. "Turning Japanese" abriu portas para que houvesse uma "ponte" de comunicação entre a Europa e os Estados Unidos, visto que as bandas da época começaram a se misturar.

    Formado por David Fenton na voz, Edward Bazalgette na guitarra, Steve Smith no baixo e Howard Smith na bateria, o Vapors começou sua carreira tocando músicas de seus ídolos, como o The Jam, o Secret Affair e o The Jags em lugares totalmente underground da cena britânica. E foi em um desses lugares que Bruce Foxton, o baixista do The Jam, os recrutou e tornou-se empresário da banda. As primeiras músicas foram divulgadas por Bruce até que uma gravadora assinasse contrato com o Vapors.

    "Turning Japanese" promoveu o estilo que muitos chamavam de "New Wave", gênero musical que ganhou destaque com o decorrer da década de 80. Muito se comentou sobre a letra da música, conclusões que só a banda poderia explicar. Diz a lenda que, nos Estados Unidos, as pessoas acreditavam que a canção nada mais era que uma homenagem um tanto quanto irônica à masturbação, o que deixou os mais conservadores um tanto quanto "atormentados" com o que os jovens estavam ouvindo. Muito além disso, eles acreditavam que não era "apenas" uma homenagem singela à masturbação, mas que o título da música se referia à expressão do rosto masculino quando chegava ao "final" do ato. De tão forte que esse boato ficou, os jornalistas enfim resolveram perguntar à banda sobre o que diabos queria dizer a letra. Dave nunca deixou muito claro o que queria dizer, mas sempre respondia com ironia, nunca confirmando ou rejeitando o sentido que as pessoas deram à música. O que gerou ainda mais dúvidas. Essas dúvidas fizeram com que a música se tornasse um verdadeiro estouro!

    Porém, uma hora a verdade havia de ser dita, quando finalmente em 2002, a VH1 preparou um programa especial sobre a música e Dave assim pôde explicar o que quis dizer com aquela letra. Segundo ele, a letra foi escrita depois do término de um namoro e o tema "amor" e "solidão" fizeram com que a letra tivesse alguns clichês que passaram despercebidos. "Turning Japanese" realmente é dona de todos os clichês sobre a ansiedade que a juventude tem sobre tudo que é relacionado ao amor. Enfim, a letra é sobre amor, única e exclusivamente sobre amor. E quem diria que uma letra causaria tanta polêmica e tanto auê entre as pessoas sendo que o tema era um dos mais clichês de todos os tempos?

    Clichê ou não, essa é uma de minhas músicas favoritas.



    0 pensantes:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.