• PEW PEW PEW

    Amor líquido


    Ao contrário do que muito se pensa, eu não sou assim tão volátil. Tenho meus prós e contras (mais contras que prós) que me impedem de concluir muita coisa. São coisas simples e bobas (visto que não sou uma garota como você, que ama Beatles [mas ama Rolling Stones]) que fazem com que eu evite o contato com algumas pessoas. Dificuldade, talvez. Relacionamentos são complicados, até mesmo com os mais semelhantes.
    Peguei "Amor Líquido" para ler e, desde a primeira frase, já me entreguei totalmente à leitura. De cabeça, né? Afinco.
    Colocarei aqui um dos inúmeros trechos que me deixaram alerta até agora:
    "Em todo amor há pelo menos dois seres, cada qual a grande incógnita na equação do outro. É isso que faz o amor parecer um capricho do destino – aquele futuro estranho e misterioso, impossível de ser descrito antecipadamente, que deve ser realizado ou protelado, acelerado ou interrompido. Amar significa abrir-se ao destino, a mais sublime de todas as condições humanas, em que o medo se funde ao regozijo num amálgama irreversível. Abrir-se ao destino significa, em última instância, admitir a liberdade no ser: aquela liberdade que se incorpora no Outro, o companheiro no amor. “A satisfação no amor individual não pode ser atingida sem a humildade, a coragem, a fé e a disciplina verdadeiras”, afirma Erich Fromm – apenas para acrescentar adiante, com tristeza, que em “uma cultura na qual são raras essas qualidades, atingir a capacidade de amar será sempre, necessariamente, uma rara conquista”.
    E assim é numa cultura consumista como a nossa, que favorece o produto pronto para uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exijam esforços prolongados, receitas testadas, garantias de seguro total e devolução do dinheiro. A promessa de aprender a arte de amar é a oferta (falsa, enganosa, mas que se deseja ardentemente que seja verdadeira) de construir a “experiência amorosa” à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultados sem esforço.
    Sem humildade e coragem não há amor. Essas duas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se ingressa numa terra inexplorada e não-mapeada. E é a esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos."
    Medo, futuro, destino, raridade. É. É realmente como jogar na loteria... Tá difícil acertar.

    Deve ser porque eu não jogo.

    0 pensantes:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.