• PEW PEW PEW

    Sen to Chihiro no Kamikakushi


    Eu sou uma admiradora nada secreta de cultura oriental, isso não é segredo nenhum. Mas eu não consigo ser muito fã de anime. O máximo que vi foi Sailor Moon e ヤマトナデシコ七変化 (The Wallflower), mas mais por passatempo mesmo.
    Até que hoje decidi assistir 千と千尋の神隠し (Sen to Chihiro no Kamikakushi, Japão, 2001), filme que estava há muito tempo na lista dos "Quero Ver" do Filmow. O que me deu um belo flashback de História Sem Fim. Não pela sua história, mas com a transformação de um de seus personagens, o Haku. Mas não é aí que vou começar a contar a história do filme.
    Chihiro está de mudança para o interior com seus pais. Triste por ter que deixar amigos e a escola que adorava para trás, a garota não parecia nada animada com a mudança. Seu pai acaba se perdendo na viagem, dando de cara com um túnel misterioso que interliga o mundo real a um mundo fantasioso, o dos deuses.
    Atravessando o túnel, os pais da menininha ficam encantados com a beleza do lugar. Chegam até a pensar que é um parque de diversões abandonado ou algo do tipo. Lá, havia muita comida e seus pais acabam se deliciando com a fartura. A menina, claro, recusa tudo fazendo birra e decide explorar o local até conhecer Haku. Haku é um garotinho muito esperto que na verdade é um dragão voador.
    Chihiro enfrenta diversas dificuldades, como implorar para um emprego e ter seu nome mudado para 'Sen', o que fez Haku lembrar que não sabia seu verdadeiro nome e sua verdadeira origem.
    Não dá para contar todo o filme aqui, ele é repleto de mensagens e detalhes que não são cabíveis para um único texto. O que realmente me chamou atenção é que o tema do filme é um pouco complicado para criança entender: ele ressalta a mimação da garota, o esquecer do "muito obrigado" e, mesmo sem perceber, o valor absurdo que os pais tiveram na vida dessa menina. No fim, o que ficou foi a experiência e o aprendizado, com a mensagem de "Não olhe pra trás".
    Certamente, o que devíamos fazer com mais frequência. Não olhar pra trás e seguir em frente.

    E lendo sobre o filme em alguns links da vida, me deparei com esse que achei linkado no Filmow. Realmente, Miyazaki é digno de aplausos se essa outra visão tiver todo o sentido da coisa.
    Enfim, o que eu escrevi aqui foi um "tapa" na história do filme. Só vendo para entender e chegar numa conclusão. Preciso assistir de novo!



    0 pensantes:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.